Relatório Anual – 2012


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I – FINALIDADES ESTATUTÁRIAS:

A Associação Maria de Magdala tem por finalidade ser presença junto às mulheres em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente em risco, em situação ou que passaram pela prostituição, prestando-lhes serviços e apoio para o seu empoderamento e com o propósito de que sejam respeitadas como seres humanos, cidadãs de direitos.

II – OBJETIVOS:

  • Promover reuniões, encontros e cursos que resgatem a autoestima positiva das envolvidas.
  • Promover ou encaminhar para cursos de capacitação profissional.
  • Desenvolver ação educativa e preventiva junto aos filhos e/ou netos.
  • Promover estudos e pesquisa em relação à questão das mulheres em situação de prostituição.
  • Lutar pelo cumprimento das leis de proteção da mulher.
  • Denunciar a exploração do comércio do sexo e toda forma de discriminação, violência e marginalização das mulheres em situação ou em risco de prostituição.

III – ORIGEM DOS RECURSOS:

  • Subvenção municipal: R$ 8.000,00 (anual);
  • Cáritas Diocesana – R$ 750,00 mensais, aplicado em reuniões e encontros que resgatem a autoestima positiva;
  • Doações mensais fixas (empresas): R$ 1.810,00;
  • Doações mensais em carnê: R$ 120,00;
  • Catedral NSD R$ 215,00 mensalmente;
  • Doações esporádicas: R$ 7270,00 no ano;
  • Eventos realizados pela entidade como almoço e bazares: R$ 6608,00;
  • Participação na Feira de Solidariedade da Cáritas (valor integral das vendas partilhado dentre as integrantes que participaram).
  • Transação penal da 3ª. Vara Criminal: R$ 2100,00 no ano;
  • Convênio com o Governo do Estado, através de emenda parlamentar para aquisição de equipamentos necessários para ampliar o trabalho da cozinha semi-industrial: R$ 35000,00;
  • Outros: fornecimento de cestas básicas, através da SEMADS, a mulheres que participam com frequência adequada das atividades.

IV – INFRAESTUTURA:

  • Casa com seis cômodos: três salas, cozinha semi-industrial, banheiro, quarto de despejo e quintal.

Endereço: Rua Senador Fonseca, 517 – Centro – Jundiaí – SP.

Pertencente à Mitra Diocesana.

  • Sala de reunião da Catedral NSD.

Praça Governador Pedro de Toledo s/n – Centro – Jundiaí – SP.

V – PÚBLICO ALVO:

  1. 1.     Área de Abrangência:    

A entidade atendeu, como publico alvo, mulheres proveniente de Campo Limpo, Várzea Paulista e Cabreúva e dos seguintes bairros de Jundiaí:

Vila Esperança Jardim FEPASA Jard. Novo Horizonte Ivoturucaia
Vila Didi Jardim São Camilo Jardim do Lago Jardim Tamoio
Jardim Estádio Ponte São João Retiro Jundiaí-Mirim
Vila São Sebastião Vila Rui Barbosa Vila Cristo Redentor Centro
Agapeama Vianelo Vila Rui Barbosa
  1. 2.     Caracterização Socioeconômica da população da área de abrangência

          A Associação “Maria de Magdala”, fundada em Jundiaí – SP, em 22 de novembro de 1995, atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, principalmente as que se encontram em risco, estão ou  passaram pela prostituição, cujas famílias lutam pela sobrevivência e convivem  com a fome, desnutrição, doenças físicas e psicológicas, analfabetismo, baixa autoestima e em condições subumana de moradia. A maioria, em situação de decadência, foi vítima da violência sexual infanto-juvenil – dentro de casa – e da miséria ligada à promiscuidade sexual, podendo considerar que lhes foi imposta, como trajetória de vida, a prostituição. Essas mulheres são mães de famílias e, inúmeras vezes, tendo que ser mãe e pai ao mesmo tempo. São famílias, em sua maioria, vindas de diversos bairros da periferia de Jundiaí ou de cortiços da região central, que, para prover o sustento dos filhos/netos e a manutenção da casa, buscam recursos no comércio do sexo ou no mercado informal de trabalho. Grande parte migrou para cá da região norte e nordeste. Quando não encontram mais perspectiva alguma de vida, diversas apresentam sintomas de desequilíbrio mental, outras se suicidam, algumas se tornam moradoras de rua e há, ainda, aquelas que “prestam serviço” ao tráfico, levando droga dentro do corpo aos presídios.

  1. 3.     Característica da população atendida:

      Público alvo: Mulheres em situação de vulnerabilidade social, filhos e netos

      Faixa-etária: Mulheres de 24 a 82 anos; crianças de 0 a 11 anos e 11meses; adolescentes de 12 a 17 anos e 11 meses.

     Capacidade para os projetos: Mulheres: 80, adolescentes 26, crianças 50 (divididos ao longo da semana).

VI – PROJETOS:

  1. 1.     Atividades desenvolvidas para as mulheres:

     Os projetos foram desenvolvidos de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 17h00, e, às 4ª. feiras, estendendo-se até as 20h00. Oferecemos atividades de capacitação e geração de renda e atividades educacionais e lúdicas, de acordo com o interesse das mulheres.

  • Reunião, semanal, em grupo, às quartas-feiras, para reflexão sobre um texto bíblico, dentro dos princípios do ecumenismo e do diálogo, ressaltando a misericórdia de Deus e sua proposta de esperança para todas as pessoas, visando o resgate da autoestima.
  • Curso mensal de culinária.
  • Curso semanal de pintura em tecido, bordado, crochê e tapeçaria.
  • Curso semanal de alfabetização e matemática.
  • Projeto de cozinha semi-industrial – Projeto “Saber do Sabor” –  com o lucro repartido dentre as quituteiras. Neste ano incluiu-se, além da venda de pães, bolos e salgadinhos, o fornecimento diário de marmitex.
  • Terapia em grupo semanalmente.
  1. Atividades desenvolvidas para os filhos e netos das assistidas (crianças e adolescentes):
  • Reforço escolar.
  • Violão.
  • Atividades lúdicas.

VII – DADOS QUANTITATIVOS DOS ATENDIMENTOS:

MULHERES:

  • Mulheres contatadas e que procuraram a entidade: 143.
  • Mulheres com frequência na entidade: 44.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

  • Crianças e adolescentes atingidos: 51.

VIII – OUTROS:

  • Campanha de conscientização das sequelas da exploração do comércio do sexo e do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em escolas e igrejas.

Recursos humanos envolvidos: duas voluntárias da entidade.

Abrangência territorial: Jundiaí.

  • Mapeamento dos pontos de prostituição nos bairros da Região I da Diocese, principalmente nas proximidades de comercialização de drogas.
  • Recursos humanos envolvidos: duas voluntárias da entidade.

Abrangência territorial: Jundiaí.

IX- RECURSOS HUMANOS:

  • Funcionária cedida pela Prefeitura: 01
  • Recursos Humanos: 01 auxiliar de limpeza.
  • Voluntários permanentes: 14.

X – CONSTATAÇÃO DAS METAS ATINGIDAS:

  • Avaliação, pelas participantes, do impacto positivo sobre a vida de cada uma nas atividades realizadas:

Reunião semanal em grupo: resposta para superar as angústias.

Projeto de cozinha semi-industrial: estímulo, novos recursos para se    fortalecer, independência da prostituição ou de relacionamentos com homens opressores.

Cursos diversos: compreensão de que possui dons, é capaz e estímulo para lutar por sonhos antigos que ficaram sepultados na baixa autoestima.

  • Reconstrução de um projeto de vida e protagonismo das mulheres, principalmente na cozinha semi-industrial. Outra conquista é o reconhecimento, por parte da sociedade, das potencialidades dessas mulheres que, em outros momentos, foram olhadas em situação de inferioridade.
  • Desenvolvimento dos filhos e/ou netos com resultados positivos na escola que cursam e encaminhamento adequado dos adolescentes que se encontram aliciados pelo tráfico.
  • Fortalecimentos dos vínculos familiares.
  • Participação na divulgação de campanhas da área de saúde do Município, desde a vacinação das crianças até os testes rápidos para se detectar o HIV.
  • Utilização de serviços que são oferecidos no município como: Defensoria Pública, Casa da Cidadania, PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, Unidades de Saúde, Ambulatório de Moléstias Infecciosas – MI,  etc.

Jundiaí, 17 de janeiro de 2013.

Maria Cristina Castilho de Andrade

Presidente da Associação “Maria de Magdala”

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